Back to All Events

O Cinema Brasileiro e sua História

  • Galeria Ponto. SCRN 710/711 Bloco D Loja 23 DF, 70750-650 Brazil (map)
Capa---Cinema.png
 

Carga horária: 36h

Investimento: R$ 990,00

O curso

Buscar compreender os diferentes formatos da cinematografia brasileira, suas escolas, gêneros e produções. Pelo conhecimento das diversas fases e momentos do cinema nacional acessamos imagens que configuram formas de registro de nosso passado, percepções sobre a cultura e a sociedade em que estamos inseridos. A partir do estudo da produção cinematográfica brasileira nos é possível conhecer nossa própria História.

Este curso apresenta por proposta a possibilidade dos participantes terem contato com a variedade de obras já realizadas no cinema nacional e compreender os diferentes meandros que compõem a cultura e a sociedade brasileiras.

Apresentar para seus participantes um panorama da trajetória do cinema nacional no decorrer de sua História por um percurso que atravessa as mais diversas produções artísticas realizadas.

A professora

Mírian Silvestre é Doutoranda em História (na área de Ideias, Historiografia e Teoria) pela Universidade de Brasília (UnB) com pesquisa sobre comédias históricas no cinema brasileiro, desde 2017. Mestre em História Social e das Ideias também pela UnB com dissertação sobre a representação do homem caipira nos filmes de Amácio Mazzaropi. Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana pela UFG, em 2018, com trabalho sobre o filme "Xica da Silva", de Cacá Diegues. Especialista em Gestão Escolar pelo CEFORM – UnB, com monografia sobre a utilização do cinema na Educação Integral e a elaboração de cineclubes no ambiente escolar.

Professora de História e Sociologia da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal.

Programa

* O começo de tudo: da Bela Época aos Ciclos Regionais;

* A busca pelo padrão hollywoodiano de produção no eixo Rio de Janeiro e São Paulo: os estúdios cariocas

* A busca pelo padrão hollywoodiano de produção no eixo Rio de Janeiro e São Paulo: os estúdios paulistas

* O Cinema Novo;

* Pornochanchada, Cinema Marginal e Boca do Lixo;

* O formato pop da década de 1980;

* A Grande Crise financeira e de exibição: o fim da Embrafilme;

* O Período da Retomada;

* Os novos caminhos após a Retomada.