
Carga horária: 36h
Investimento: R$ 990,00
O curso
Buscar compreender os diferentes formatos da cinematografia brasileira, suas escolas, gêneros e produções. Pelo conhecimento das diversas fases e momentos do cinema nacional acessamos imagens que configuram formas de registro de nosso passado, percepções sobre a cultura e a sociedade em que estamos inseridos. A partir do estudo da produção cinematográfica brasileira nos é possível conhecer nossa própria História.
Este curso apresenta por proposta a possibilidade dos participantes terem contato com a variedade de obras já realizadas no cinema nacional e compreender os diferentes meandros que compõem a cultura e a sociedade brasileiras.
Apresentar para seus participantes um panorama da trajetória do cinema nacional no decorrer de sua História por um percurso que atravessa as mais diversas produções artísticas realizadas.
A professora
Mírian Silvestre é Doutoranda em História (na área de Ideias, Historiografia e Teoria) pela Universidade de Brasília (UnB) com pesquisa sobre comédias históricas no cinema brasileiro, desde 2017. Mestre em História Social e das Ideias também pela UnB com dissertação sobre a representação do homem caipira nos filmes de Amácio Mazzaropi. Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana pela UFG, em 2018, com trabalho sobre o filme "Xica da Silva", de Cacá Diegues. Especialista em Gestão Escolar pelo CEFORM – UnB, com monografia sobre a utilização do cinema na Educação Integral e a elaboração de cineclubes no ambiente escolar.
Professora de História e Sociologia da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal.
Programa
* O começo de tudo: da Bela Época aos Ciclos Regionais;
* A busca pelo padrão hollywoodiano de produção no eixo Rio de Janeiro e São Paulo: os estúdios cariocas
* A busca pelo padrão hollywoodiano de produção no eixo Rio de Janeiro e São Paulo: os estúdios paulistas
* O Cinema Novo;
* Pornochanchada, Cinema Marginal e Boca do Lixo;
* O formato pop da década de 1980;
* A Grande Crise financeira e de exibição: o fim da Embrafilme;
* O Período da Retomada;
* Os novos caminhos após a Retomada.