O Cinema Brasileiro e sua História
Nov
21
7:00 PM19:00

O Cinema Brasileiro e sua História

Capa---Cinema.png
 

Carga horária: 36h

Investimento: R$ 990,00

O curso

Buscar compreender os diferentes formatos da cinematografia brasileira, suas escolas, gêneros e produções. Pelo conhecimento das diversas fases e momentos do cinema nacional acessamos imagens que configuram formas de registro de nosso passado, percepções sobre a cultura e a sociedade em que estamos inseridos. A partir do estudo da produção cinematográfica brasileira nos é possível conhecer nossa própria História.

Este curso apresenta por proposta a possibilidade dos participantes terem contato com a variedade de obras já realizadas no cinema nacional e compreender os diferentes meandros que compõem a cultura e a sociedade brasileiras.

Apresentar para seus participantes um panorama da trajetória do cinema nacional no decorrer de sua História por um percurso que atravessa as mais diversas produções artísticas realizadas.

A professora

Mírian Silvestre é Doutoranda em História (na área de Ideias, Historiografia e Teoria) pela Universidade de Brasília (UnB) com pesquisa sobre comédias históricas no cinema brasileiro, desde 2017. Mestre em História Social e das Ideias também pela UnB com dissertação sobre a representação do homem caipira nos filmes de Amácio Mazzaropi. Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana pela UFG, em 2018, com trabalho sobre o filme "Xica da Silva", de Cacá Diegues. Especialista em Gestão Escolar pelo CEFORM – UnB, com monografia sobre a utilização do cinema na Educação Integral e a elaboração de cineclubes no ambiente escolar.

Professora de História e Sociologia da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal.

Programa

* O começo de tudo: da Bela Época aos Ciclos Regionais;

* A busca pelo padrão hollywoodiano de produção no eixo Rio de Janeiro e São Paulo: os estúdios cariocas

* A busca pelo padrão hollywoodiano de produção no eixo Rio de Janeiro e São Paulo: os estúdios paulistas

* O Cinema Novo;

* Pornochanchada, Cinema Marginal e Boca do Lixo;

* O formato pop da década de 1980;

* A Grande Crise financeira e de exibição: o fim da Embrafilme;

* O Período da Retomada;

* Os novos caminhos após a Retomada.


View Event →
Arte, Revolta, Retorno, Retorção: Lacan, Crítica e Teoria
Nov
20
to Nov 27

Arte, Revolta, Retorno, Retorção: Lacan, Crítica e Teoria

Capa---Lacan.png
 

Carga horária: 36h

Investimento: R$ 990,00

O curso

O curso dará um panorama introdutório àqueles interessados na contribuição crítica e teórica que a psicanálise lacaniana, em particular, possa oferecer à reflexão em torno da Arte

O professor

Marco Antônio Vieira é doutorando em Teoria e História da Arte e Mestre em Teoria Literária pela UnB. Curador independente, responsável pela assinatura de exposições com obras de artistas como Vik Muniz, Rubem Valentim, Athos Bulcão, entre outros. Professor universitário em nível de Graduação e Pós-Graduação em Brasília, São Paulo (Centros Universitários SENAC e Belas-Artes) e Nordeste.

Programa

12 encontros de 3h cada.

2 encontros semanais

1) Uma Breve História do Retorno de Jacques Lacan a Sigmund Freud;

2) O desejo em Johann Joachim Winckelmann e a invenção da História da Arte no Século XVIII;

3)A teoria lacaniana e seus possíveis aportes para a teoria, crítica e história da arte;

4) O olhar, a imagem, a linguagem


View Event →
DIY PONTO. // Caixa-Portfólio
Nov
17
10:00 AM10:00

DIY PONTO. // Caixa-Portfólio

capafb.jpg

Carga horária: 7h

Investimento: R$ 350,00*

*. materiais inclusos

A oficina

Como você apresenta suas fotografias em uma leitura de portfolio? Como você arquiva suas fotografias para que fiquem protegidas de agentes químicos que nocivos?

Na oficina de caixa-portfólio da Galeria Ponto. você vai aprender e fazer sua própria caixa com materiais de pH neutro, os mesmos utilizados em museus para conservação e arquivo de fotografias e documentos raros. Os materiais estão incluídos no valor da oficina.

Programa

10h - apresentação; introdução ao material; marcação da peça; cortar, vincar; escolher material para fazer revestimento e iniciar e concluir revestimento da tampa;

12h - intervalo;

13h - iniciar e concluir revestimento do fundo; fazer acabamentos e montagem da peça e por fim, decorar a peça;

17h - feed back dos participantes, foto da turma, agradecimentos e fim;.

A professora

Gizelma Fernandes é arte-educadora, artesã, agricultora orgânica. Graduada em Processos Gerenciais. Vencedora do Premio Iniciativas Sustentáveis da Secretaria do Meio Ambiente – DF. Há mais de dez anos desenvolve tecnologia sustentável na produção de papel artesanal, utilizando diferentes matérias-primas recicláveis, tais como fibra da bananeira, refugo de sisal, aparas gráficas, e restos de papel. Ministrou cursos em Palmas, Rio de Janeiro e participou da Missão Técnica Internacional do SEBRAE à Colômbia - Bogotá. Atualmente, é facilitadora de oficinas de aprendizagem de papel e cartonagem em localidades do Distrito Federal, aplicando os três princípios da sustentabilidade: ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo. Trabalha com criação e produção de papel em ateliê próprio: Flor de Bananeira, e ateliê da UNIPAZ (Universidade Holística da Paz), da qual é parceira.


View Event →
LIGHTROOM BÁSICO: Transformando o caos em um fluxo de trabalho consistente
Nov
14
to Nov 24

LIGHTROOM BÁSICO: Transformando o caos em um fluxo de trabalho consistente

 

Carga horária: 4h

Investimento: R$ 160,00

A oficina

Ao longo de oito anos trabalhando e permanentemente pesquisando sobre impressão fine art com diversos artistas e instituições, sabemos quais são as principais dificuldades e erros mais comuns cometidos por artistas e fotógraf@s. Nesta oficina ajudaremos @s participantes a desenhar um fluxo de trabalho otimizado para organização de imagens e impressão.

O professor

Bruno Bernardes é empreendedor da arte e cultura fundador da plataforma Protagonista e da Galeria Ponto., que já fez impressões para artistas e instituições como IPHAN, UNESCO, embaixadas museus e galerias de arte. Bruno trabalha há oito anos com impressão fine art e viaja pelo Brasil e pelo mundo para aprimorar técnicas de impressão e fluxo de trabalho.

Programa

1ª aula

Turma 1 (14/11 - quarta 10h às 12h)

Turma 2 (17/11 - sábado 10h às 12h)

Ingestão > digestão > saída. a lógica de funcionamento do Lightroom.

Anatomia do Lightroom.

Configurando o aplicativo.

Catálogos, a maneira como o Lightroom vê o mundo.

2ª aula

Turma 1 (21/11 - quarta 10h às 12h)

Turma 2 (24/11 - sábado 10h às 12h)

Organizando arquivos para evitar o caos.

Prova virtual. Evitando surpresas e frustrações ao imprimir suas fotografias.

Edição básica. Problemas mais comuns e como obter melhores resultados nos seus prints.

Exportando para web e para impressão.


View Event →