bio

Diego Bresani é fotógrafo e diretor de Teatro, formado em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília. Em 2008, especializou-se em retrato e em fotografia de Grande Formato no ICP – International Center of Photography, em Nova Iorque. Em 2011, fundou o Estúdio Califórnia, juntamente com Lucas Malta, no qual desenvolve trabalhos fotográficos e faz retratos de inúmeros artistas. Recentemente recebeu o "Prêmio Diário de Fotografia" na 5ª edição do Projeto Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, com a série “Ao Lado”.

programa

terça - 13 de Maio  Apresentação. Uma conversa para saber o que cada aluno entende por retrato. Uma breve reflexão sobre o conceito de retrato na pintura Renascentista. Veremos também alguns retratos do pintor Edgar Degas, Édouard Manet e Amedeo Modigliani e Lucion Freud. Introdução de algumas reflexões sobre o retrato na fotografia e dos principais retratistas.

quinta - 15 de Maio Exposição e análise de alguns retratos feitos por fotógrafos mais clássicos do século XX, tais como Richard Avedon, Arnold Newman, Irving Penn, Man Ray e Andy Warhol. Exposição e análise de retratos feitos por fotógrafos contemporâneos tais como, Peter Rigaud, Terry Richardson, Martin Shoeller e Noah Calina. Comparação dos retratos (técnicas, enquadramentos, relação com o retratado e conceitos) dos fotógrafos Richard Avedon e Arnold Newman. A partir dessa análise, criar juntamente com a turma, reflexões acerca da relação retratista/retratado. Explicação do exercício a ser realizado pelos alunos.

terça 20 de Maio (prática) Realizar retratos de um ator/atriz que estará na aula. Vivenciar a experiência de dirigir a pessoa que será fotografada. introduzir elementos de direção de atores. Perceber as dificuldades. Vivencia-las. Esta aula sera divida em 2 grupos para que cada pessoa tenha mais tempo com o fotografado. 

quinta 22 de Maio Análise das fotos feitas na aula anterior e do exercício proposto na aula 02. Exposição por parte dos alunos das dificuldades e facilidades que tiveram ao fazer um retrato e ao se relacionar com o retratado. Fechamento do curso. Espaço aberto para dúvidas e mais reflexões.