NPFC#6

núcleo: pensando fotografia, desenvolvendo projetos

 
 

Início 11 de abril de 2017

Investimento R$299 por mês

Horário terças-feiras, das 19h às 22h

Local na Galeria Ponto. SCRN 710/711 Bloco D Loja 23

Duração 6 meses

Inscrições mediante análise de portfólio. Basta enviar uma seleção de até 10 imagens (jpg) para cursos@galeriaponto.com.br e preencher o formulário de inscrição até 28 de Março de 2017.

Coordenação  artista plástico Ralph Gehre

Vantagens

  • 15% de desconto em impressão fine arte durante o curso
  • 10% de desconto na inscrição de outros cursos realizados em 2017 na Galeria Ponto.
  • Uso da biblioteca para consulta

O Núcleo de Produção em Fotografia Contemporânea proposto para a Galeria Ponto organiza-se como ateliê de construção de linguagem autoral. Embora sua coordenação esteja centrada nos mecanismos de ação próprios do orientador – aqueles alcançados em seu próprio trabalho de artista plástico –, o conteúdo oferecido atualiza-se de acordo com o grupo, alternando-se o conjunto de referenciais a cada edição. Significa dizer que as atividades propostas nos trabalhos do grupo em 2016 não se repetem em 2017, pois não há um plano de aulas fixo. A dinâmica de cada grupo organizado deve orientar os conteúdos abordados, tendo por partido inicial os portfólios de inscrição, a formação de cada um e o caráter estético de sua pesquisa.

Assim sendo, o Núcleo de Produção forma-se a partir de seus participantes, levando em conta o caráter das distintas instâncias. Da galeria: aportamos a disposição por uma atividade regular e de formação, propiciando a transferência de conhecimento e a oportunidade de produção objetiva de um trabalho autoral. Dos artistas participantes: acolhemos os conteúdos já identificados em sua produção e a disposição por uma dedicação continuada, compartilhando as experiências. Da coordenação: incorporam-se os instrumentos de trabalho do artista e seus mecanismos de produção.

Na prática, significa dizer que a Galeria Ponto acolhe as atividades semanais sem restrições de conteúdo propostos pelos participantes, estimulando a criação. As atividades são orientadas a partir dos seguintes mecanismos:

  • Ver, conhecer e reconhecer a produção de outros artistas, nacionais e internacionais, fundadores e atuantes, assim como de eventos contemporâneos;
  • Buscar o aporte regular de textos referenciais, entre crítica, curadoria, literatura, poesia, filosofia, etc.
  • Construir uma base de referências pessoais, na forma de anotações, registros e ensaios regulares;
  • Fotografar temas compartilhados e aprimorar as linguagens individuais;
  • Identificar seus interesses pessoais como conteúdo articulado no trabalho;
  • Construir uma exposição coletiva apresentando sua produção inédita ao final do curso.

Sobre Ralph Gehre

Nasceu em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, em 1952. Vive e trabalha em Brasília desde 1962, iniciando sua carreira de artista plástico em 1980. Tem formação em Desenho, Artes Plásticas e Arquitetura e Urbanismo, cursados na UnB no período entre 1972 e 1980. Utiliza diversas mídias gráficas, além da pintura e da fotografia. Trata de questões relativas à construção do processo de leitura, situando sua pesquisa na relação entre a imagem e a palavra.