topo mar.jpg

Com Fótons Grafando*
Uma Introdução à Fotografia

Com Fernando Ribeiro
Início: 19 de março

Terças e quintas
Horário: 19h às 21h
Sábados: aulas práticas
Horário: combinado com a turma
Duração: 2 semanas
Total de 06 aulas
Carga horária: 12h
Investimento: R$ 576,00


Público-alvo

Interessados em fotografia, de modo geral.

Para um melhor aproveitamento do curso recomendamos que os alunos possuam câmera fotográfica, preferencialmente D-SLR (Digital Single Lens Reflex) ou SLR (Single Lens Reflex). Alternativamente, câmeras compactas equipadas com controles manuais também podem oferecer resultados satisfatórios. Vale lembrar, é claro, que sempre é possível fotografar e aprender com qualquer tipo de câmera.

Bio
Fernando Ribeiro é Produtor de Multimídia no Senado Federal, Mestre em Arte e Tecnologia da Imagem e Desenhista Industrial Programador Visual, pela Universidade de Brasília. Foi professor de Fotografia do Departamento de Artes Visuais da UnB e de Multimídia e Hipermídia das Faculdades Anhanguera.

Formato do curso
- Aulas teóricas expositivas com uso da lousa e de apresentações powerpoint.
- Demonstrações práticas com o uso de dispositivos e materiais vários.
- Experiências guiadas realizadas pelo professor e pelos alunos.

Proposta
Apresentar aos participantes os princípios que tornam possível o registro mecânico da imagem, a fotografia, tanto em sua versão tradicional, baseada nos processos fotoquímicos da prata quanto em sua versão eletrônica que faz uso dos aspectos quânticos da luz. Descrever, demonstrar e experimentar com os dispositivos e técnicas que tornam possível este registro, com suas numerosas variações.


Programa

// Aula 1
Formação da Imagem
- Aristóteles e o eclipse
- Aristóteles e a câmara obscura
Como se forma a imagem?
Experimento com velas, lentes e laser
Reflexão
Refração
- A evolução da câmara obscura
- A câmara Obscura, invenção e evolução, adição de lentes e espelhos, sua relação com a invenção/descoberta das leis da perspectiva, renascimento, Brunelleschi etc
- A câmera pinhole.

A história da fotografia
- As primeiras referências aos sais de prata que escurecem com a luz.
- A tentativas de encontrar algum material que clareasse com na presença de luz.
- Nicèphore Niepce e a primeira foto da história
- Daguerre, o Daguerreótipo e a explosão do uso da fotografia. Vantagens e desvantagens.
- Talbot, o Calótipo/Talbótipo e o primeiro processo positivo/negativo de produção de imagens. Vantagens e desvantagens.
- As placas de vidro
Negativos de colódio úmido
Negativos de colódio seco
O impacto destas novas tecnologias na fotografia.

- O negativo de nitrato de celulose. Vantagens e desvantagens.
- O negativo de acetato de celulose. Vantagens e desvantagens.
- A conquista da ação, registrando o movimento. Muybridge, Marey etc.
- A descoberta independente da fotografia no Brasil por Hercules Florence.

// Aula 2
A história da fotografia, continuação. Construindo uma câmara obscura
- As câmeras de grande formato.
- A invenção da Kodak- 1888 – “You press the button and we do the rest”.
- A fotografia estereoscópica (3D)
- A invenção das câmeras portáteis, a Leica.
- O formato 35mm
- A Polaroid e a fotografia de revelação instantânea (Andy Warhol etc)
- As câmeras de filme modernas
grande formato
médio formato
Hassel
35mm, SLR e de visor
APS
compactas
- As câmeras digitais (explicação sumária, serão assunto de aula específica)
- Construção e montagem de uma câmera obscura, em cartolina e papel vegetal, por duplas de alunos.

// Aula 3
Aula prática de uso da câmera, exercícios de fixação, composição,
velocidade/abertura.

// Aula 4
O Registro da Imagem
- O filme e o papel
Afinal, o que são os tais sais de prata?
composição
aparência
comportamento
revelação
fixação
- A exposição
- O controle da exposição.
o diafragma, o número f.
o obturador, a escala de tempo.
- A fotometragem
fotômetros manuais e incorporados às câmeras

- As Câmeras
as partes de uma câmera SLR
os controles de uma câmera SLR

- As lentes
normal
grande angular
teleobjetiva
zoom
FOV (field of view)
DOF (depth of field – profundidade de campo)
Lendo as informações da lente corretamente
Escolhendo a lente apropriada
Trocando a lente

// Aula 5
A Fotografia digital
- O que é digital?
o que faz algo ser digital?
o que faz algo ser analógico?
- O Pixel
Os sensores, CCD e CMOS, história e evolução da tecnologia de imagem digital
O filtro bayer e os sensores de imagem.

- As resoluções
Resolução espacial
Densidade de resolução

- As Cores RGB
A formação das cores. Experimentos.
Profundidade de cor
bitmap
grayscale
cores indexadas
truecolor
a relação entre profundidade de cor e tamanho de arquivo
- Os formatos de arquivos digital
Arquivos com compressão lossy e lossless
Tiff
Jpeg
Gif (palhetas de cores)
PNG
RAW

// Aula 6
Aula prática no final do dia/ início da noite, com exercícios de
fixação e fotografia com baixa luminosidade, longa exposição e light
painting.

Certificado
Emitido ao fim de cada curso, para os alunos com frequência igual ou superior a 70% de presença.

Matrículas encerradas.